FIES FIES
 

Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES)

Como funciona

O FIES é um programa do MEC, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. O valor do financiamento varia de acordo com a renda familiar do candidato. O melhor é que você só começa a pagar depois de formado e tem até 14 anos para fazer isso, com juros baixo ou zero!

Clique aqui e saiba mais!

FIES

Quais são os requisitos necessários?

  • Ter participado do ENEM, a partir da edição de 2010.

  • Ter obtido média no ENEM igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até no máximo três salários mínimos.

  • Comprovar renda familiar mensal bruta, por pessoa, de pelo menos um salário mínimo.

  • Não possuir financiamento FIES ativo.

Confira o passo a passo de

Como participar do FIES

  • 1

    Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

    Clique aqui para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e vincule sua conta GOV.BR, preenchendo suas informações.

  • 2

    Inscreva-se

    Veja se existe algum processo aberto e faça sua inscrição

  • 3

    Acompanhe seu processo

    Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada única. tudo pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

  • 4

    Fique de olho no resultado

    Se tiver sido pré-selecionado na chamada única do FIES, é só completar sua inscrição na universidade.

  • Cronograma

    Novo FIES – Calendário Adiantamento

    31/05/2022 – Encerramento Aditamento 1/2022
    01/06/2022 a 03/06/2022 Aditamento Extemporâneo 2/2020
    06/06/2022 a 08/06/2022 Aditamento Extemporâneo 1/2021
    09/06/2022 a 13/06/2022 Aditamento Extemporâneo 2/2021
    01/06/2022 a 15/07/2022 Dilatação 2/2022

    Cronograma Processo Seletivo FIES 2022.1

    08 a 10 de fevereiro: Complementação da inscrição postergada:

    08 a 11 de março: inscrição no site http://portalfies.mec.gov.br/

    15 de março: conferência da lista de pré-selecionados na Chamada única.

    16 a 18 de março: complementação de inscrição para os pré-selecionados na Chamada única.

    Calma, você ainda tem chances! Se não tiver sido pré-selecionado na chamada única, você estará na Lista de espera. Nesse caso, fique atento ao site do FIES pois entre os dias 16 de março a 05 de maio os candidatos pré-selecionados da lista de espera deverão complementar sua inscrição no prazo de 3 (três) dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.

    Site do FIES: http://portalfies.mec.gov.br/
    Telefone do MEC: 0800-616161

  • Como participar

    • Clique aqui para acessar o Portal do FIES no MEC, entre os dias 08 a 11 de março de 2022, siga os passos.

    • Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação de chamada única que será dia 15 de março de 2022.

    • Se tiver sido pré-selecionado na chamada única do FIES, complemente sua inscrição entre os dias 16 e 18 de março.

    • Entre os dias 16 de março a 26 de maio, os candidatos pré-selecionados na lista de espera, deverão complementar sua inscrição no prazo de 3 dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no Fies Seleção.

  • Documentação

    Para conferir o Edital e obter mais informações, clique aqui.

  • Aditamento de Renovação FIES

    Os aditamentos deverão ser realizados pelo estudante, por meio do SisFIES (Contratos formalizados até 2º.2017) ou SiFES (Contratos formalizados a partir de 1º.2018), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.
    Condição para o aditamento renovação FIES Legado (Contratos formalizados até 2º.2017): Não é possível realizar o Aditamento de Renovação caso o estudante possua semestres anteriores sem Aditamento ou Suspensão e o mesmo deve estar adimplente com as parcelas de juros trimestrais (referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento) para realizar o Aditamento de Renovação.
    Condição para o aditamento renovação NOVO FIES (Contratos formalizados a partir de 1º.2018): Não é possível realizar o Aditamento de Renovação caso o estudante possua semestres anteriores sem Aditamento ou Suspensão e o mesmo deve estar adimplente com as parcelas de coparticipação ou boleto único (parte não financiada) para realizar o Aditamento de Renovação.

    Novo FIES (Cartilha do estudante) clique aqui

    Obs.: Caso o aluno não efetue o aditamento de renovação semestral no prazo regular, será permitida a cobrança da matrícula e das parcelas das semestralidades referentes aos semestres não aditado.
    Aditamento simplificado
    Ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. O estudante deverá comparecer somente à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para obter uma via do DRM (Documento de regularidade de matricula).
    Aditamento não simplificado
    Ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante e é necessário deverá comparecer à CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para obter o DRM assinado e posteriormente ir até à Agência de vinculação do contrato para finalizar a renovação.

  • Regras de Dilatação FIES

    A dilatação é disponibilizada ao estudante que terminou o período de utilização do financiamento no semestre imediatamente anterior ao vigente. O estudante pode solicitar a dilatação somente de um semestre por vez.

    FIES Legado
    A solicitação deve ser solicitada entre o primeiro dia do último mês do semestre de encerramento do curso e o último dia do primeiro trimestre do semestre de referência da dilatação, por até 2 (dois) semestres consecutivos. Após a dilatação o estudante deve realizar o aditamento de renovação do semestre vigente.
    Procedimento: Solicite a dilatação através do site http://sisfiesaluno.mec.gov.br. Não é necessário comparecer à CPSA para validação.

    Novo FIES
    O limite são de 04 (quatro) dilatações, porém o valor de todos os semestres dilatados não poderá ultrapassar o dobro do valor do último semestre contratado regularmente. Após a dilatação o estudante deve realizar o aditamento de renovação do semestre vigente.
    O prazo de dilatação é divulgado todo semestre pela Caixa, por isso, necessário sempre ficar de olho em toda comunicação!
    Procedimento: Solicite a dilatação através do site http://sifesweb.caixa.gov.br. Não é necessário comparecer à CPSA para validação.

  • Regras de Suspensão

    Caso em um determinado semestre o estudante não se utilize dos serviços educacionais, cabe a ele solicitar a suspensão do contrato de financiamento. Apenas realizar o trancamento da matrícula na Instituição de Ensino não resulta na suspensão do contrato de financiamento junto ao banco. É necessário comandar a suspensão no site do FIES.

    FIES Legado
    – A suspensão parcial da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao da solicitação.
    – A suspensão integral do semestre para o qual o estudante não tenha feito a renovação semestral do financiamento poderá ser solicitada em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso.
    – A suspensão poderá ocorrer até 2 (dois) semestres consecutivos, e excepcionalmente, por mais um semestre, na ocorrência de fato superveniente formalmente justificado pelo estudante e validado pela CPSA.
    Procedimento: Solicite a suspensão através do site http://sisfiesaluno.mec.gov.br > Compareça a CPSA para validar a solicitação e retire a DRM de Suspensão.

    Novo FIES
    – A suspensão parcial deve ser realizada até dia 15 de cada mês, de janeiro a maio para o primeiro semestre de julho a novembro para o segundo semestre. Haverá repasse da parte financiada até o mês da efetivação da suspensão, bem como a coparticipação é devida até a data em questão.
    – A suspensão Integral na situação em que o estudante não realizou o aditamento de renovação do semestre vigente poderá ser solicitado em qualquer mês do semestre a ser suspenso e terá validade a partir do 1º (primeiro) dia do semestre suspenso. Não haverá repasse de parte financiada de nenhum mês do referido semestre, porém a coparticipação é devida até o mês da efetivação da suspensão.
    – A suspensão do financiamento pode ser realizada por até 2 (dois) semestres consecutivos, por iniciativa do estudante e com a validação da CPSA, e excepcionalmente, por mais um semestre, na ocorrência de fato superveniente formalmente justificado pelo estudante e validado pela CPSA.
    Procedimento: Solicite a suspensão através do site http://sifesweb.caixa.gov.br > Compareça a CPSA para validar a solicitação e retire a DRM de Suspensão.

  • Outras informações

    Outras informações: diferença entre novo FIES e FIES legado

    O FIES legado (contratações firmadas até 2º.2017), possui uma taxa de juros anuais de 6,5% ao ano, juros trimestrais de até R$150,00, prazo de carência de 18 (dezoito) meses e período de amortização de até 3 (três) vezes o tempo de permanência na condição de financiado. O percentual não financiado, é pago diretamente para a IES. Seu Agente Operador é o FNDE e possui dois Agentes financeiros (Caixa e Banco do Brasil).

    O Novo FIES ou FIES Público (contratações firmadas a partir de 1º.2018), possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato. O financiado começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos diminuam consideravelmente. O percentual não financiado, após a assinatura do contrato, é pago diretamente ao Agente financeiro. Seu Agente Operador e financeiro é somente a Caixa Econômica Federal.

    CLIQUE AQUI PARA VER COMO É O PAGAMENTO DAS MENSALIDADES DA COPARTICIPAÇÃO DO NOVO FIES.

    Outras informações: restituição de valores pagos a maior

    Nos casos em que houver pagamento em duplicidade ou a maior, de valores pagos diretamente para a IES ou para a Caixa (parcelas coparticipação), a equipe responsável irá analisar todos os semestres cursados pelo estudante e se identificar saldo, a restituição ou abatimento será realizado.

    Para isso, é somente:
    FIES Legado: Acessar Ulife > abrir protocolo “Restituição Matrícula e Mensalidade – FIES“ > informe se deseja que o saldo seja abatido em débitos já abertos ou não > anexe as documentações conforme orientado no protocolo > aguarde o prazo estabelecido.

    Novo FIES: Acessar Ulife > abrir protocolo “Restituição Matrícula e Mensalidade-FIES Novo-Público-Governo“ > informe se deseja que o saldo seja abatido em débitos já abertos ou não > detalhe a informação > anexe as documentações conforme orientado no protocolo > aguarde o prazo estabelecido.

    Outras informações: amortização de valores
    Nos casos em que houver contratação/aditamento do percentual financiado a maior, o saldo deve ser devolvido ao banco de contratação, esse procedimento é chamado de amortização. A equipe responsável irá analisar todos os semestres cursados pelo estudante e se identificar saldo, a amortização será providenciada. Para isso, é somente:
    FIES Novo e Legado: Acessar Ulife > abrir protocolo “FIES-Amortização“ > detalhe a informação > aguarde o prazo estabelecido.

    Outras informações: encerramento do FIES
    O estudante não precisa solicitar o encerramento quando terminar o prazo de utilização do financiamento, todo o processo é feito de forma automática, mas é possível solicitar o encerramento antecipado, conforme informações abaixo:

    FIES Legado
    A solicitação do encerramento do contrato de financiamento poderá ser realizada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do Fies (SisFIES) e deverá ser realizada até 15º dia dos meses de janeiro a maio e de julho a novembro de cada ano. O estudante que optar pelo encerramento antecipado deverá escolher uma das seguintes opções:
    – Liquidar o saldo devedor do financiamento no ato da assinatura do Termo de Encerramento;
    – Permanecer na fase de utilização do financiamento e cumprir as fases de carência e amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente.
    – Antecipar a fase de carência do financiamento – cumprir a fase de amortização de acordo com as condições pactuadas contratualmente; ou
    – Antecipar a fase de amortização do financiamento e efetuar o pagamento das prestações de acordo com as condições pactuadas contratualmente.

    Novo FIES
    A solicitação de encerramento pode ser realizada pelo estudante até o dia 15 de cada mês, tendo validade a partir do primeiro dia do mês seguinte ao do pedido. Uma vez realizada, não há como o estudante cancelar a solicitação. O estudante que optar pelo encerramento antecipado deverá escolher uma das seguintes opções:
    – Liquidação
    – Manter utilização
    – Antecipar amortização

    Acesse a Cartilha do estudante e veja em detalhes, qual opção se encaixa mais no seu perfil.

Transfira-se
também com FIES

A Transferência é disponibilizada apenas para o estudante que ainda não realizou o Aditamento de Renovação do semestre em questão. Antes de solicitar Transferência é necessário ter ocorrido o devido aditamento de renovação ou suspensão do semestre anterior, caso o semestre em questão não tenha sido o semestre de contratação.