Iniciação Cientifica Iniciação Cientifica
 

Iniciação Científica

A sua porta de entrada para o mundo da pesquisa científica

Como funciona

Com nosso programa de Iniciação Científica, você, que é aluno de graduação, pode receber um fomento mensal para desenvolver pesquisas acadêmicas pelo IBMR! É certo que você aprenderá muito ao participar ativamente da construção de conhecimento no universo acadêmico.

Iniciação Cientifica
  • ProCiência Ânima Educação

    O programa PROCIÊNCIA (Programa Ânima de Iniciação Científica) tem como objetivo estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa, no âmbito dos grupos de pesquisa, por meio da participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor pesquisador.

    ● Serão oferecidas vagas com bolsa de estudo para estudantes de graduação das instituições da Ânima Educação, que devem desenvolver a pesquisa de iniciação científica na condição de bolsista.

    ● As bolsas terão duração de dez meses, e os estudantes ocupantes das vagas sem bolsa de estudo desenvolverão sua pesquisa de iniciação científica na condição de voluntários.

    ● O nome do bolsista será indicado pelo professor na submissão do projeto, de acordo com requisitos de bolsista publicados no edital.

    Vamos juntos promover o intercâmbio científico e tecnológico e fomentar nossa produção acadêmica.

    Dúvidas? Envie um e-mail para: [email protected]

    Edital do Programa:

    Inscrições são feitas exclusivamente pelo docente através da Plataforma de Pesquisa: https://pesquisaic.animaeducacao.com.br/

    O projeto será submetido pelo professor e ele indicará o nome dos estudantes (1 bolsista e voluntários). Não há limite de alunos voluntários, porém é permitido apenas 1 bolsista por projeto. O estudante não faz a submissão do projeto de pesquisa na plataforma de pesquisa. O item “Grupo de pesquisa” será flexibilizado e servirá para estimular os pesquisadores a participarem de grupos de pesquisa.

    Professor e aluno devem estar vinculados a mesma instituição de ensino, mesmo que sejam de unidades distintas.
    A área de iniciação científica e a coordenação do curso do IBMR poderão ajudá-lo na busca por professores para indicação nos projetos de pesquisa e com às dúvidas sobre Edital Nacional PROCIÊNCIA.

    O edital de iniciação científica prevê o pagamento de bolsa para o estudante que não possua outra bolsa de pesquisa, por meio do pagamento em conta acadêmica, ou seja, o abatimento de R$ 300,00 do valor da mensalidade e não por depósito em conta pessoal. Dessa forma, se ainda tiver R$ 300,00 a pagar no boleto, poderá participar na condição de bolsista.
    Alunos com bolsa integral podem participar do edital de iniciação científica como voluntários. É só se inscrever no edital como aluno voluntário sendo certificado da mesma forma que o aluno bolsista, ao término do projeto.

    Dois professores não podem orientar o mesmo projeto.

    Alunos egressos podem participar como voluntários. Na plataforma há uma tela para voluntários externos da instituição.

  • Comitê de Ética em Pesquisa – CEP

    O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do IBMR foi instituído com base na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, visando garantir a observância das diretrizes e normas regulamentadoras das pesquisas envolvendo seres humanos. Dessa forma, compete ao CEP/IBMR a divulgação dessas diretrizes e normas aos docentes, discentes, funcionários e sujeitos das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade, bem como a aprovação e o acompanhamento dos projetos de pesquisa com seres humanos.

    Calendário de reuniões:
    As reuniões ocorrem sempre nas segundas terças-feiras de cada mês.

    Documentos necessários:
    Entrega de Projetos – Via Plataforma Brasil – Veja aqui dicas para o seu trabalho:
    1. Folha de rosto (Plataforma Brasil)
    2. Carta de anuência
    3. Termo de consentimento livre e esclarecido: documento obrigatório nos projetos nos quais serão realizados estudos epidemiológicos e estatísticos com entrevistas, grupos focais etc. Caso de os sujeitos da pesquisa serem menores de idade, a legislação determina que haja a aprovação dos pais ou responsáveis. O Termo de Consentimento deve informar os riscos com avaliação de gravidade, medidas de proteção de riscos e à confidencialidade e previsão de ressarcimento de gastos.

    Downloads:
    Dicas para cadastro na Plataforma Brasil – Clique aqui
    Carta de Anuência – Clique aqui
    Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – Clique aqui
    Atendimento mediante agendamento: [email protected]

    Utilize os links abaixo para fazer o download de documentos disponibilizados pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

    Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016
    Resolução nº 441 de 12 de maio de 2011
    Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012