Prouni Prouni
 

ProUni

Bolsas de até 100% para os melhores colocados no ENEM

Como funciona

O ProUni, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, desse modo, reconhece os estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Prouni

Quais são os requisitos necessários?

  • Ter feito o Enem do ano anterior ao processo de concessão da bolsa.

  • Ter obtido média no ENEM igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

  • Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em colégio particular com bolsa de 100%.

  • Não possuir nível superior completo.

  • Não estar vinculado à Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Confira o passo a passo de

Como participar do ProUni

  • 1

    Escolha seu curso

    Confira a oferta, e o nome dos cursos e unidades que você encontrará na ficha de inscrição do PROUNI.

  • 2

    Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

    Clique aqui para acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e vincule sua conta GOV.BR, preenchendo suas informações

  • 3

    Inscreva-se

    Veja se existe algum processo seletivo aberto e faça sua inscrição pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

  • 4

    Acompanhe seu processo

    Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular

  • Cronograma

    Período de Inscrição: 22 a 25 de fevereiro de 2022.
    Inscrição pelo site:siteprouni.mec.gov.br

    Comprovação das Informações: o candidato pré-selecionado receberá por meio eletrônico, no endereço cadastrado na ficha de inscrição, um comunicado constando todas as informações a respeito da entrega da documentação que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição.

    1ª Chamada: de 3 a 14 de março de 2022.

    2ª Chamada: de 21 a 29 de março de 2022.

  • Número de vagas disponíveis

    em breve divulgaremos as vagas de 22.2

  • Checklist de documentos

  • Resultados

    A lista dos estudantes PRÉ-SELECIONADOS será divulgada pelo MEC no site do processo seletivo http://siteprouni.mec.gov.br nas seguintes datas:

    Primeira Chamada: 2 de março de 2022.

    Segunda Chamada: 21 de março de 2022.

    Lista de Espera: 7 de abril de 2022.

    Bolsas Remanescentes: a divulgar

  • Lista de Espera

    Para participar da lista de espera do PROUNI, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do Prouni na internet, nos dias 4 a 5 de abril de 2022.

    Os candidatos que tenham manifestado interesse em participar da lista de espera do Prouni deverão comparecer às IES e entregar a documentação pertinente ou encaminhá-la por meio virtual/eletrônico para comprovação das informações prestadas na inscrição e participação em eventual processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso, no período de 8 a 20 de abril de 2022.

    O registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados em lista de espera do Prouni e a emissão do respectivo Termo de Concessão de Bolsa ou Termo de Reprovação deverão ser realizados pelas IES no período de 22 de abril de 2022 a 3 de maio de 2022.

    Bolsa Remanescente: a divulgar de acordo com Edital do MEC.

    Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br

    FAQ: http://siteprouni.mec.gov.br/tire_suas_duvidas.php

    Telefone do MEC: 0800-616161

  • Entrega de documentos

    A entrega da documentação é realizada por encaminhamento virtual/eletrônico, por um link que será disponibilizado em breve.

    O candidato pré-selecionado deverá enviar de forma legível e extensão PDF, todos os documentos próprios, e de seu grupo familiar de acordo com o Checklist acima, para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC. Não serão aceitos documentos incompletos, rasurados, ilegíveis ou recortados.
    Após o envio da documentação, aguarde o retorno da nossa equipe de atendimento.

    Conforme o disposto o candidato deverá apresentar “quaisquer outros documentos que o coordenador do ProUni eventualmente julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo estudante, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar”. (Portaria Normativa Nº 1, de 02 de Janeiro 2015, Art. 18 Item X).

    É de suma importância de que tenha ciência que o recebimento de sua documentação não caracteriza a aprovação, mas a mesma será submetida à avaliação por nossa equipe de atendimento.

    IMPORTANTE! Os candidatos que enviarem a documentação incompleta no último dia, e/ou fora do horário em que é realizada a análise socioeconômica, não conseguirão finalizar o processo e estarão automaticamente reprovados por falta de documentos. Horário análise socioeconômica: 09h00 às 17h00.

  • Edital ProUni

Transfira-se
também com ProUni

Saiba mais sobre o processo de transferência externa

A Portaria Normativa N° 19, de 20 de novembro de 2008 do MEC, estabelece que o processo de transferências para bolsistas ProUni e de critério de cada instituição de ensino. A Anhembi Morumbi já encontra dentro do limite exigido pelo MEC, dessa forma não aceitaremos transferência externas de bolsas para o primeiro semestre de 2021.

Manual do Bolsista (acesse aqui) Transferência.

O bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim e, ainda, que para turno, campus ou mesmo outra instituição de ensino.

Para que a transferência seja efetivada é necessário que:

  • As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência;
  • A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa;
  • Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa. Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.

O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do Sisprouni, não cabendo intermediação do MEC.

Perguntas Frequentes