Prouni Prouni
 

ProUni

Bolsas de 100% para os melhores colocados no Enem.

Como funciona

O ProUni, criado pelo Governo Federal, tem o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, desse modo, reconhece os estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.

Prouni

Quais são os requisitos necessários?

  • Poderá se inscrever aos processos seletivos do ProUni somente o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

  • Ter obtido nota mínima no Enem de 450 pontos e não ter zerado a redação.

  • Não possuir vínculo com Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)

  • Cursar o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista

Confira o passo a passo de

Como participar do Prouni

  • 1

    Escolha seu curso

    Confira a oferta, o nome do curso e a unidade que você encontrará na ficha de inscrição do Prouni. Os dados estão exatamente iguais nesta tabela.

  • 2

    Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

    Clique aqui, acesse o Portal do Prouni e preencha a sua ficha de inscrição com as informações solicitadas.

  • 3

    Acompanhe seu processo

    Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada regular.

  • Informações do Processo Seletivo

    Clique aqui para obter todas as informações do processo seletivo e consulte a lista dos estudantes pré-selecionados.

  • Edital Prouni

    Acesse aqui o edital Prouni completo.

  • Relação de documentos

  • Passo a passo do processo de entrega dos documentos virtual/eletrônico do Prouni

    Ressaltamos que o candidato pré-selecionado deverá encaminhar por meio digital a documentação necessária para comprovação das informações prestadas em sua inscrição junto ao MEC e participação em processo de validação das informações pela instituição.

    1. Análise da Documentação e Resultado

    • O CANDIDATO pré-selecionado deverá proceder à entrega da documentação pertinente na IES para a qual foi pré-selecionado, para o fim de comprovação das informações prestadas em sua inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da instituição, quando for o caso.
    • No processo de comprovação das informações o estudante deverá apresentar quaisquer outros documentos que o coordenador do ProUni, eventualmente, julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo estudante, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar.

    2. Comprovação das informações

    Para entrega dos documentos o candidato deve acessar o link eletrônico e postar os documentos solicitados.
    *Indicamos que os candidatos deem andamento nos procedimentos indicados, concluindo o envio dos documentos, o quanto antes, a fim de agilizar os procedimentos de avaliação e cumprir o prazo proposto pelo MEC. Formulários enviados após a data final estipulada pelo MEC serão desconsiderados.
    É de exclusiva responsabilidade do estudante a observância do local, data, horário de atendimento e meio eletrônico, assim como demais procedimentos estabelecidos pela IES para a aferição das informações.

Transfira-se
também com ProUni

Saiba mais sobre o processo de transferência externa

O bolsista do Prouni poderá transferir a utilização da sua bolsa de estudo para outro curso afim, turno ou campus ou outra instituição de ensino.
Para que a transferência seja efetivada é necessário que:
– As instituições de origem e de destino estejam de acordo com a transferência.
– A instituição e o respectivo curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Programa.
– Exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.
O processo de transferência somente é considerado concluído após a formalização da aceitação do estudante pela instituição de ensino de destino, por meio do registro da emissão do Termo de Transferência do Usufruto de Bolsa.
Uma vez concluída a transferência, o prazo de utilização da bolsa passará a ser o prazo do curso de destino, subtraído o período utilizado e suspenso no curso de origem.
O procedimento de transferência de bolsa é de caráter interno das instituições de ensino envolvidas, efetivando-se no âmbito do SisProuni, não cabendo intermediação do MEC.