Institucional

Seja número 1 você também!

O IBMR trouxe para o Rio de Janeiro novas oportunidades acadêmicas através de novos cursos de graduação e pós-graduação e infraestrutura de ponta, oferecendo aos seus alunos a oportunidade de participar de Intercâmbios, Programas de Férias, Feiras Internacionais, ter a possibilidade e estudar em cursos com currículo desenvolvido e supervisionado pelas melhores universidades do mundo.

Oportunidades para o aluno IBMR

  • » 1º Lugar no ENADE/MEC, em Educação Física*, Biomedicina**, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.***
  • » Qualidade acadêmica internacional por um preço acessível.
  • » Professores com alta qualificação e ampla experiência profissional.
  • » Arquitetura curricular alinhada as tendências internacionais de ensino.

*Entre os centros universitários do Brasil. ** Entre as instituições privadas do Rio de Janeiro. *** Entre os centros universitários do Rio de Janeiro.

História

História do IBMR – como eram os campus do IBMR antigamente e como são hoje em dia

Qualidade Acadêmica reconhecida pelo MEC

Inicialmente com duas unidades no Rio de Janeiro (Botafogo e Catete), o IBMR foi fundado em 1969 com o objetivo principal de difundir educação e cultura em todo território nacional, formando profissionais de nível superior preparados para as necessidades e os desafios do mercado de trabalho.

Recentemente, a busca constante pelas melhores práticas acadêmicas, o compromisso com a ética e a qualidade irrefutável do corpo docente, renderam ao instituto o 1º lugar na avaliação do ENADE em Biomedicina e Fisioterapia entre as escolas privadas do Rio.

Em 2010, o IBMR passou a fazer parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, iniciando um processo de expansão que inclui a manutenção da excelência e qualidade acadêmica, a inauguração de um novo campus na Barra da Tijuca, e o lançamento de novos cursos com as chancelas internacionais de algumas das melhores instituições de ensino do mundo. Além disso, passou também a oferecer curso de inglês pelo sistema de ensino Cambridge Press.

EMPRESA B CORP

bcorp
O Centro Universitário IBMR conquistou a recertificação B Corp TM após completar uma avaliação rigorosa do B Lab®, organização independente sem fins lucrativos, que funciona como um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem .

Missão

Atuar com práticas inovadoras e de excelência no ensino, na extensão e nos processos de gestão de maneira a difundir o conhecimento, socializar boas práticas e formar profissionais que promovam o desenvolvimento da sociedade.

Valores

  • » Responsabilidade corporativa, compromisso social, transparência e ética.
  • » Convívio universitário saudável, fraterno e coletivo.
  • » Participação ativa do indivíduo no seu desenvolvimento e crescimento.
  • » Respeito à diversidade, com estímulo ao pensamento crítico e ao relacionamento multicultural.
  • » Aprendizado técnico e profissional, porém sem perder a visão humanista.
  • » Trabalho participativo e em equipe.

Visão

Ser uma Instituição de Educação reconhecida pela sua excelência acadêmica e pelos processos de gestão, com uma atuação que contribua para o desenvolvimento da sua comunidade acadêmica e da sociedade.

O IBMR é associado à Associação Nacional das Universidades Particulares - ANUP

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é instituída pela Lei Federal 10.861 de 14 de abril de 2004, conhecida como SINAES – Sistema Nacional de Educação Superior, que gerencia o processo de avaliação Institucional constituído numa IES - Instituição de Ensino Superior. Com o objetivo de aprimorar a qualidade de ensino, a expansão de cursos, compromisso com a responsabilidade social entre outros. É importante salientar que está dividida em duas modalidades: autoavaliação e a avaliação externa.

A autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA de cada IES, que tem o objetivo fundamental de planejar, elaborar, distribuir e analisar o processo avaliativo, que são baseados pelo instrumento fornecido pela CONAES – Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior, que fazem o “Raio X” da IES. Cabe ressaltar que o Centro Universitário IBMR implementou a CPA anos antes da obrigatoriedade, em 2001, assegurando assim, uma responsabilidade maior com a qualidade da instituição.

A Avaliação Externa é composta de comissões enviadas a IES pelo Ministério da Educação – INEP, que verifica e analisa os padrões de qualidade de ensino, utilizando como base os relatórios realizados pela CPA, instrumentos avaliativos externos, análise de documentos e a visita in loco a IES.


COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A primeira etapa do processo de avaliação consiste em definir os objetos de estudo, as estratégias, a metodologia, os recursos e o tempo que cada pesquisa ficará disponível. Isto torna o processo sistematizado e contínuo.

Na segunda etapa, as atividades planejadas previamente são colocadas em prática e a pesquisa é iniciada.

Na terceira etapa, os resultados são analisados e o relatório final é elaborado e divulgado para toda comunidade acadêmica e remetido ao Ministério da Educação.


O CAMINHO PERCORRIDO PELA SUA AVALIAÇÃO:

1) No Portal do Aluno há duas avaliações que ficam disponíveis durante os períodos letivos: o questionário para avaliação de docentes e disciplinas e a pesquisa de satisfação do Centro Universitário IBMR.

2) Os alunos respondem de forma voluntária e preservando o anonimato, deste modo, indicando os aspectos positivos e também explicitam o que precisa melhorar.

3) Os resultados são analisados pela CPA

4) Estes são direcionados para os setores responsáveis, coordenação dos cursos, área de operações, áreas administrativas e reitoria do Centro Universitário IBMR.

5) O relatório é confeccionado e divulgado para toda IES, e enviado para o Ministério da Educação.

6) As tomadas de decisão são colocadas em prática objetivando cada vez mais a excelência acadêmica do Centro Universitário IBMR.


VOCÊ SABE DAS AÇÕES DECORRENTES DAS AVALIAÇÕES?

- Instalação de 100 novas tomadas no Campus Botafogo com entrada USB;

- Emissão do Histórico Escolar Oficial diretamente pelo Portal do Aluno, com link de autenticidade;

- Instalação de totens de recarga de celular nos campi;

- Inauguração de nova opção de alimentação para os alunos no campus Barra da Tijuca

- Aumento da qualidade de antenas da rede wi-fi nos 3 campi (Barra da Tijuca, Botafogo e Catete) – cobertura mais ampla e maior velocidade de conexão;

- Substituição das lâmpadas dos 3 campi por lâmpadas de LED – menos impacto para o meio ambiente;

- Implementação do aplicativo do Portal do Aluno para celulares e tablets;

- Abertura de novos cursos de pós-graduação;

- Expansão das atividades do Global Office alinhando a empregabilidade com a internacionalidade;

- Divulgação dos resultados da CPA em um site próprio com a linguagem mais apropriada para os estudantes;

- Biblioteca com mais espaço;

- Nova direção das cantinas dos campi do Centro Universitário IBMR;

- Inauguração da Clínica Escola na Zona Sul;

- Agendamento online para os atendimentos em diversos setores.


VOCÊ SABE QUEM PARTICIPA DA CPA?

Comissão Própria de Avaliação - CPA consiste de membros ativos da comunidade acadêmica. Estes são constituídos por Docentes, Discentes, Corpo Técnico-administrativo e a Sociedade Civil. De acordo com a Lei 10.861/2004, art. 11º, sua atuação é autônoma das demais comissões instituídas na IES.

MEMBROS DA CPA:

Felipe Tsuruta Lisboa Cruz – Representante do Corpo Docente

Thiago Azevedo de Arruda – Representante do Corpo Docente

Regina Pereira Ramos – Representante do Corpo Docente

Bianca Peixoto – Representante do Corpo Discente

Gleicevan Miranda Costa - Representante do Corpo Discente

Natan Luís da Silva Dias - Representante do Corpo Discente

Millena Xavier Guimarães – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Patricia Madeira da Silva – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Thais Sodré - Representante do Corpo Técnico Administrativo

Luana Sabino – Representante da Sociedade Civil

Jorge Luiz Santos Ferreira - Representante da Sociedade Civil

Roberta Borrelli De Araujo Marinho De Carvalho – Coordenadora da CPA

RELATÓRIOS:

IBMR Relatório Autoavaliação Institucional (triênio)- IBMR 2020 - Março 2021


ENDEREÇO DA CPA: Av. das Américas, 2.603 - Sala 301 – Rio de Janeiro

Educação Corporativa

A Educação Corporativa do Centro Universitário IBMR oferece soluções em programas de Graduação, Pós Graduação, apropriadas para cada momento empresarial, com o objetivo de suportar o desenvolvimento das organizações.

Dentro deste conceito, coloca à disposição de sua empresa três tipos de soluções: Cursos In Company e Convênios Corporativos.

Os anos de experiência ao lado de clientes corporativos propiciaram ao Centro Universitário IBMR uma rede de relacionamentos diversificada. Esta conexão permite o acompanhamento das tendências do mercado e das necessidades dos profissionais, além de facilitar a formatação e o aperfeiçoamento de um trabalho focado em suprir carências do universo corporativo brasileiro.

Vantagens do IBMR como parceira Educacional para sua Empresa:

  • Empresa sólida, com mais de 42 anos de experiência no mercado educacional
  • 3 campus localizados em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro.
  • Possibilidade de complementação de estudos no exterior
  • Flexibilidade em soluções educacionais
  • Excelente relação custo/benefício
  • Professores alinhados com a realidade do mercado

CLIQUE AQUI e confira a lista completa das empresas e condomínios conveniados.

“Estamos aqui para o bem, impactando positivamente a sociedade e fazendo a diferença na vida das pessoas.”

O Cento Universitário IBMR, pela sua missão, visão e valores, acredita que a extensão é um pilar importante para a atividade universitária. É através dela que construímos laços entre a instituição e as comunidades em que estamos inseridos, gerando reflexos mútuos para a transformação social e ambiental de suas realidades na aba Convênios e Parcerias.

É por meio da disponibilização de uma infraestrutura completa e assessoria qualificada que promovemos às comunidades do entorno dos nossos campi inúmeros ganhos sociais. Com melhorias de serviços, geração de novas alternativas para resolução de questões vivenciadas cotidianamente, prestados e pensadas para suas realidades buscamos sempre entregar à comunidade trocas de experiência e conhecimento. No paralelo, também acreditamos que quando a comunidade em geral ganha, proporcionamos à comunidade acadêmica uma vivência enriquecedora e necessária à complementação do ensino promovido em sala de aula.

Em 2020 aconteceu a 16ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, da ABMES.

Uma campanha que reconhece as Instituições que promoveram ações com foco no bem-estar social e no desenvolvimento sustentável da comunidade em que está inserida, com o Selo de certificação de Instituição Socialmente Responsável.

O IBMR, como Instituição certificada, recebeu o Selo 2020/2021 por todas as ações promovidas ao longo do ano de 2020, como Trote Solidário, Campanhas do Bem e Semana de Responsabilidade Social.

Seguimos, juntos, transformando vidas com muito orgulho e satisfação de fazer parte dessa campanha, todos os anos!

Conheça nossas ações e certificações:

Global Days of Service

Criado em 2006, Global Days of Service (“Dias Globais de Serviço”) começou como uma iniciativa aplicada em apenas um dia na Walden University para atender necessidades da comunidade local. Em 2012, o serviço à comunidade foi estendido a todas as instituições da rede Laureate International Universities e em 2013 foi estendido ao período de uma semana.

Em 2016 o “Global Days of Service” passou a ocorrer durante todo o mês de outubro em diversos campi e escritórios da rede. Durante todo o mês de outubro o Centro Universitário IBMR realiza diversas atividades voltadas a atender à comunidade local sendo estas eventos, palestras, workshops, minicursos e ações solidárias.

Trote Solidário

O IBMR tem a iniciativa do Trote Solidário uma forma de criar uma cultura mais positiva na recepção dos calouros e resignificar o rito de passagem do trote. No período de início das aulas do semestre diversas são realizadas diversas atividades como ação culturais, doação de sangue e eventos acadêmicos.

Campanha de Doações

A Campanha de Doações do IBMR permite, além de beneficiar a comunidade, promover a formação ética e profissional dos estudantes.

Com pontos de arrecadação localizados nas entradas de todos os Campi, todas as doações são destinadas à comunidade local. A entrega sempre é feita por um representante da Responsabilidade Social e por um grupo de estudantes voluntariados designados para esse fim.

Semana da Responsabilidade Social

O Centro Universitário participa da Semana de Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES). Constrói uma agenda positiva de eventos, cursos, oficinas, palestras, ações sociais voltadas para dentro e fora dos seus campi. O objetivo é reafirmar o compromisso com a responsabilidade socioambiental e promover maior interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. O sucesso destas ações permite a obtenção do Selo de Instituição Socialmente Responsável fornecido pela ABMES.

Ação 15X15

Ações culturais são promovidas por estudantes do IBMR. Os alunos contam com 15 minutos a cada 15 dias durante dois meses por semestre , para apresentar seus talentos culturais que podem variar entre: exposição de fotografia, artes, apresentação de canto, coral, música, apresentação de dança, teatro, poesia, projeção de filmes, curtas, clipes etc.

Certificação B Corporation

As empresas classificadas como B, redefinem o sentido do sucesso nos negócios, utilizam a força do mercado para resolver os problemas sociais e ambientais e operam com altos níveis de desempenho e transparência.

O IBMR se tornou uma Empresa B Certificada® em dezembro de 2015. Atualmente, há mais de 2.300 empresas certificadas B Corp™ em todo o mundo, incluindo Ben & Jerry's, Warby Parker, Patagonia e Natura.

Em 2018, o Centro Universitário IBMR foi recertificado como uma Empresa B Certificada® (B CorpTM) pelo B Lab®, organização global sem fins lucrativos, como parte da recertificação B CorpTM da Laureate Education, Inc. Após uma avaliação rigorosa, o IBMR alcançou uma pontuação final de 108,9 (9 pontos acima do total obtido em 2015).

Relatórios das ações de Responsabilidade Social:

CLIQUE AQUI PARA VER O RELATÓRIO DE 2020

Em 2020 tivemos a necessidade de nos adaptarmos ao cenário da pandemia, que muito embora tenha exigido alguns ajustes não nos privou de realizar várias ações importantes articulando tudo que acontece na Extensão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Agenda 2030) como: publicação do Edital de Extensão; Trote Solidário; conduzimos a Semana de Responsabilidade Social e conseguimos renovar o selo da ABMS de Instituição Socialmente responsável; promovemos Rodas de Conversas sobre temas relevantes; unimos esforços para contribuir o desenvolvimento e conhecimento da nossa comunidade acadêmica, realizando lives e atividades online.

Mantivemos as ações da Agenda de Responsabilidade fortalecidas por meio de lives, encontros online e palestras online.

O maior desafio foi realizar o Trote Solidário do segunda semestre, pois já estávamos em isolamento social. Mais do que promover a interação entre veteranos e calouros, o trote universitário é, também, a oportunidade perfeita para exercitar a cidadania e contribuir para a transformação da sociedade.

Nesta edição, por conta da pandemia, o IBMR reformulou o seu Trote Solidário para a versão on-line. Em uma corrente do bem, com muito carinho e respeito, a instituição propôs aos calouros que enviassem cartas para idosos que estão em isolamento social, tudo por meio de plataforma on-line criada especialmente para o Trote Solidário do IBMR. A iniciativa que faz parte da agenda do Núcleo de Responsabilidade Social, aconteceu em parceria com o Lar Pedro Richard e a Casa Santa Luzia.

Foi uma iniciativa premiada como categoria Ouro no Programa Reconhecimento que trouxe para todos os envolvidos a oportunidade de doar, exclusivamente, amor.

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do IBMR foi instituído com base na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, visando garantir a observância das diretrizes e normas regulamentadoras das pesquisas envolvendo seres humanos. Dessa forma, compete ao CEP/IBMR a divulgação dessas diretrizes e normas aos docentes, discentes, funcionários e sujeitos das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade, bem como a aprovação e o acompanhamento dos projetos de pesquisa com seres humanos.

Calendário de reuniões:

CLIQUE AQUI para ver o calendário.

Horário de atendimento:

Atendimento mediante agendamento. Envie um e-mail para: [email protected]

Documentos necessários:

Entrega de Projetos - Via Plataforma Brasil - Veja aqui dicas para o seu trabalho:

1. Folha de rosto (Plataforma Brasil)

2. Carta de anuência

3. Termo de consentimento livre e esclarecido: documento obrigatório nos projetos nos quais serão realizados estudos epidemiológicos e estatísticos com entrevistas, grupos focais etc. Caso dos sujeitos da pesquisa serem menores de idade, a legislação determina que haja a aprovação dos pais ou responsáveis. O Termo de Consentimento deve informar os riscos com avaliação de gravidade, medidas de proteção de riscos e à confidencialidade e previsão de ressarcimento de gastos.

Downloads:

Dicas para cadastro na Plataforma Brasil - CLIQUE AQUI

Carta de Anuência - CLIQUE AQUI

Modelo de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - CLIQUE AQUI

Regimento interno - CLIQUE AQUI

Contato:

Avenida das Américas, 2603 – Barra da Tijuca. Rio de Janeiro/RJ - CEP 22.631-002

Telefone: (21) 2557-0001

E-mail: [email protected]

Documentos:

Resolução Nº 510, de 07 de abril de 2016

Resolução nº 441 de 12 de maio de 2011

Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018 - 2022

Estatuto

Planos de Resposta à Emergência (PRE)

Campus Barra

Campus Botafogo

Campus Catete

Clínica Escola

Regimento Institucional IBMR

Regimento Geral IBMR

Portaria de autorização da substituição das aulas presenciais por aulas remotas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus. CLIQUE AQUI

Portaria que autoriza a realização das reuniões dos órgãos colegiados na forma remota, enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus. CLIQUE AQUI.

Resolução sobre a realização de avaliação da aprendizagem utilizando meios digitais de tecnologias de informação e comunicação durante o período de pandemia do Novo Coronavírus. CLIQUE AQUI

ENADE 2021

O nome IBMR está no seu currículo: dê o seu melhor e valorize seu diploma.

INDICADORES DO ENSINO SUPERIOR

Todo ano, o Ministério da Educação avalia e classifica as instituições de ensino superior, públicas e privadas, em todo o Brasil. Os estudantes formados em instituições e cursos com as maiores notas no ENADE são reconhecidos pelo mercado de trabalho por sua excelência acadêmica. A nota atribuída a cada IES é composta por três índices:

IGC - Índice Geral de Cursos: com pontuação de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, reflete a nota da instituição de ensino. O cálculo do IGC é composto pelas médias ponderadas dos CPCs e dos Conceitos Capes, que avaliam os cursos de Mestrado e Doutorado.

CPC - Conceito Preliminar de Curso: com pontuação de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima, reflete a nota de cada Curso na IES. O cálculo do CPC, dentre outros componentes, considera: o desempenho dos Estudantes na Prova do ENADE e a percepção dos estudantes sobre a IES, coletada na aplicação do Questionário do Estudante.

ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: o rendimento dos alunos dos cursos da Graduação (Licenciaturas, Bacharelados e Tecnólogos) é mensurado a partir de uma prova obrigatória aos estudantes concluintes, composta por questões objetivas e discursivas relacionadas a conteúdos curriculares dos cursos e habilidades desenvolvidas ao longo da formação do estudante.

A seleção dos cursos a serem avaliados a cada ano e todos os processos de inscrição e cadastro de estudantes são realizados pelo Instituto Nacional e Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que coordena todas as aplicações e o processamento dos dados e indicadores.

Em 2021, a aplicação da prova ENADE 2021 será realizada no dia 14 de novembro, para os cursos das áreas de TI, licenciaturas e Design (bacharelado), chamados de ciclo II.

LISTA DE CURSOS E COMUNICADOS OFICIAIS

Em 2021, O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) acontecerá para os estudantes concluintes dos cursos:

Grau

Curso

Licenciatura

Artes Visuais

Licenciatura

Ciência da Computação

Licenciatura

Ciências Biológicas

Licenciatura

Ciências Sociais

Licenciatura

Educação Física

Licenciatura

Filosofia

Licenciatura

Física

Licenciatura

Geografia

Licenciatura

História

Licenciatura

Letras - Inglês

Licenciatura

Letras - Português

Licenciatura

Letras - Português e Espanhol

Licenciatura

Letras - Português e Inglês

Licenciatura

Matemática

Licenciatura

Música

Licenciatura

Pedagogia

Licenciatura

Química

Bacharelado

Ciência da Computação

Bacharelado

Ciências Biológicas

Bacharelado

Ciências Sociais

Bacharelado

Design

Bacharelado

Educação Física

Bacharelado

Filosofia

Bacharelado

Geografia

Bacharelado

História

Bacharelado

Química

Bacharelado

Sistemas de Informação

Tecnólogo

Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas

Tecnólogo

Tecnologia em gestão da tecnologia da informação

Tecnólogo

Tecnologia em redes de computadores

Cursos de Licenciatura e Bacharelado: estão inscritos estudantes do Ciclo II concluintes em 2021.2 ou 2022.1 e estudantes que já tenham concluído 80% da carga horária do curso.

Cursos Tecnológicos: estão inscritos estudantes do Ciclo II concluintes em 2021.2 e estudantes que tenham concluído 75% da carga horária do curso.

Confira os comunicados oficiais:

Portaria - CLIQUE AQUI

Edital - CLIQUE AQUI

Prova Enade (aplicação presencial): 14/11

O Enade é um componente curricular obrigatório para os estudantes habilitados, que devem responder ao Questionário do Estudante e realizar a prova para estarem aptos a colarem grau e obterem o diploma.

Para confirmar se você está habilitado para participar da aplicação, fique atento aos comunicados enviados via e-mail e disponíveis nos canais de comunicação da IES.

INSCRIÇÕES

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) verifica o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Em 2019, Enade foi censitário, ou seja, todos os estudantes concluintes habilitados e inscritos pela Instituição de Ensino participaram do exame. Já em 2020, a aplicação da prova foi adiada para este ano, devido às restrições necessárias ao combate à pandemia de Covid-19 e seu consequente impacto no cronograma de aulas.

A inscrição de todos os estudantes elegíveis é realizada pela IES, no entanto, cabe aos estudantes preencher o cadastro no Sistema ENADE. Esse cadastro, exclusivo do estudante, libera o acesso ao Questionário do Estudante. Somente após o envio das respostas do questionário, fica disponível a consulta individual ao local de prova e a impressão do Cartão de Informação do Estudante, um documento que confirma a inscrição.

O estudante que não responder ao Questionário do Estudante e/ou não comparecer à prova fica em situação irregular.

Por força da lei, esse estudante, em situação irregular, é impedido de colar de grau, obter o diploma de conclusão, até que a situação seja regularizada junto ao INEP.

QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE – O QUE É?

O questionário do estudante é um instrumento estruturado para coletar a percepção dos discentes sobre as condições do processo formativo, oferecido pela IES, e é um dos componentes que qualifica cada um dos cursos.

O questionário é composto por apenas 68 questões, que servirão para um diagnóstico objetivo da percepção sobre os processos de ensino-aprendizagem, infraestrutura e perspectivas que a formação oferece junto ao perfil dos estudantes. É importante notar que o questionário não tem por objetivo levantar acusações, mediar a resolução de problemas ou colocar em pauta alguma discussão. Para esses entendimentos, os estudantes sempre podem contar com a equipe docente e coordenadores de curso.

Os estudantes enadistas concluintes de curso, habilitados a participarem da aplicação de 2021, poderão acessar o questionário online no site do INEP entre os dias 30/08 até 13/11.

Assim como a participação na prova ENADE, o preenchimento completo do Questionário é obrigatório, corresponde a uma das etapas da efetiva participação do estudante, e libera a impressão do Cartão de Informação do Estudante, um documento que confirma a inscrição na prova.

PROVA ENADE – O QUE É?

Clique aqui para conferir a composição do CADERNO ENADE

No próximo dia 14 de novembro de 2021, domingo, irá acontecer presencialmente a aplicação da Prova ENADE. Os estudantes poderão acessar informações sobre o local da prova no site do INEP.

O Enade é um componente curricular obrigatório. Para confirmar se você está habilitado para participar da aplicação, fique atento aos comunicados enviados via e-mail e disponíveis nos canais de comunicação da IES.

PREPARAÇÃO BÁSICA

  • Prova ENADE 2021: 14 de novembro, domingo
  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Término da prova: 17h30

Preparamos algumas dicas básicas para se preparar para essa aplicação:

• Apresente-se no local da prova com antecedência, portando o seu cartão de inscrição, documento de identificação com foto (RG), máscara de prevenção à Covid-19 e caneta esferográfica transparente de tinta preta. Os estudantes podem acessar o cartão de inscrição e outras informações em http://enade.inep.gov.br/enade/#!/index

• Com a prova em mãos, leia com atenção as instruções, e dedique-se e esforce-se, você terá 4 horas para finalizar.

• Inicie a prova pelas questões objetivas. Você pode responder as questões que você considera mais fáceis primeiro, deixando as mais difíceis por último e assinale as questões que foram respondidas com certo grau de incerteza para que você possa revisar. Responda todas as questões, mesmo que parcialmente (no caso das discursivas).

• Leia e analise atentamente todas as alternativas das questões objetivas antes de marcar a resposta que você acredita ser correta.

Leia atentamente os enunciados das questões discursivas, cada comando determina um tipo raciocínio (analise, exemplifique, justifique, descreva, compare etc.)

• Figuras, quadros, tabelas e gráficos constituem parte importante da questão, esteja atento a esses elementos de suporte antes de responder a questão.

• Certifique-se de que você está marcando o cartão-resposta corretamente e revise as respostas manuscritas extenso, corrigindo eventuais erros de concordância e/ou ortografia. Além disso, assegure marcar à caneta as alternativas consideradas corretas no próprio caderno de respostas, com as marcações idênticas ao cartão e garanta também a legibilidade dos rascunhos das resposta discursivas. Isso para que seu caderno de prova tenha um espelho das respostas enviadas.

• Você deve permanecer no local de prova por pelo menos 3 horas e 30 minutos, pois quando faltarem 30 minutos para o término do Exame (3 horas e 30 minutos de prova), você poderá entregar os cartões-resposta e ao sair da sala, poderá levar seu caderno de prova.

INCENTIVOS

Fique atento(a) aos comunicados enviados via e-mail e disponíveis nos canais de comunicação da IES, pois será por meio deles que você irá confirmar se está habilitado para participar da aplicação. Confira também, o edital do Prêmio Desempenho de Excelência, no qual constam as condições de concessão de bolsas de estudo e prêmios. O Prêmio Desempenho de Excelência está estruturado em uma trilha de desenvolvimento intimamente ligada ao ENADE, com ações de estímulo acadêmico e premiação, decorrentes da participação em minicursos e do alto desempenho na prova do ENADE 2021, favorecendo a excelência e a continuidade dos estudos na graduação ou na pós-graduação.

Confira abaixo a lista dos atos de criação de polos EAD do IBMR e os respectivos cursos e vagas:

CLIQUE AQUI

Assessoria Financeira

Em caso de atraso no pagamento das mensalidades, o IBMR possui 4 assessorias financeiras credenciadas para negociarem seus débitos diretamente com o nosso aluno.

Conheça abaixo as nossas Assessorias Financeiras credenciadas:

J.A.REZENDE Telefones: 0800 600 0440 ou 4003-0320 E-mail: [email protected] Chat online: https://bit.ly/2MRLTNo

LIDERANÇA Telefone: 0800 878 0447 E-mail: [email protected]

LUZE Telefone: 0800 700 2002 E-mail: [email protected]

MAGNO Telefones: 0800 024 4225 ou 4003 4769 E-mail: [email protected] Chat online: www.magnoservcob.com.br/atendimento

Fattor Recuperação de Créditos

Telefone: 0800-940-4666 / 4005-1222

Email: [email protected]

Site: https://www.fattor-rc.com.br/autoatendimento

Horário de Funcionamento: Segunda a sexta - 08h às 20h e Sábado – 08h às 14h

Tire suas dúvidas e estude em um Centro Universitário com qualidade Internacional.

Faça contato com nossa equipe de atendimento

SOU CANDIDATO

4020-6401

JÁ SOU ALUNO

(21) 3544-1137

Acompanhe o IBMR nas Redes Sociais