X

Ou qual o Campus?

Campus BARRA

CAMPUS Botafogo

Campus Catete

Institucional

Seja número 1 você também!

Por fazer parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, o IBMR trouxe para o Rio de Janeiro novas oportunidades acadêmicas através de novos cursos de graduação e pós-graduação e infraestrutura de ponta, oferecendo aos seus alunos a oportunidade de participar de Intercâmbios, Programas de Férias, Feiras Internacionais, ter a possibilidade e estudar em cursos com currículo desenvolvido e supervisionado pelas melhores universidades do mundo.

Oportunidades para o aluno IBMR

  • » O IBMR faz parte da rede Laureate International Universities, líder global no segmento de educação
  • » 1º Lugar no ENADE/MEC, em Educação Física*, Biomedicina**, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.***
  • » Qualidade acadêmica internacional por um preço acessível.
  • » Professores com alta qualificação e ampla experiência profissional.
  • » Arquitetura curricular alinhada as tendências internacionais de ensino.

*Entre os centros universitários do Brasil. ** Entre as instituições privadas do Rio de Janeiro. *** Entre os centros universitários do Rio de Janeiro.

Oportunidades para o aluno Laureate

  • » Intercâmbio acadêmico
    O aluno escolhe uma escola da rede onde pode passar de 6 meses a 1 ano.
  • » Cursos de Idiomas
    Em todos os países onde existem unidades da Laureate International Universities.
  • » Cursos livres e programas de verão
    Sempre com mensalidades muito inferiores às cobradas aos alunos não pertencentes à rede.
  • » Colocação profissional
    Possibilidade de estágios nas unidades do país e do exterior, em vagas oferecidas por empresas locais.
  • » Programas de responsabilidade social
    Acesso a programas de voluntariado e voluntariado social internacionais e de relevância social para todos os países sede.

História

História do IBMR – como eram os campus do IBMR antigamente e como são hoje em dia

Qualidade Acadêmica reconhecida pelo MEC

Inicialmente com duas unidades no Rio de Janeiro (Botafogo e Catete), o IBMR foi fundado em 1974 com o objetivo principal de difundir educação e cultura em todo território nacional, formando profissionais de nível superior preparados para as necessidades e os desafios do mercado de trabalho.

Recentemente, a busca constante pelas melhores práticas acadêmicas, o compromisso com a ética e a qualidade irrefutável do corpo docente, renderam ao instituto o 1º lugar na avaliação do ENADE em Biomedicina e Fisioterapia entre as escolas privadas do Rio.

Em 2010, o IBMR passou a fazer parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, iniciando um processo de expansão que inclui a manutenção da excelência e qualidade acadêmica, a inauguração de um novo campus na Barra da Tijuca, e o lançamento de novos cursos com as chancelas internacionais de algumas das melhores instituições de ensino do mundo. Além disso, passou também a oferecer curso de inglês pelo sistema de ensino Cambridge Press.

Você conectado ao mundo através do conhecimento

A Laureate International Universities é a maior rede mundial de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de alunos matriculados em mais de 70 instituições, em 25 países, com mais de 200 campi e online. A Laureate oferece programas de graduação, pós-graduação e especialização de alta qualidade e voltados para a carreira, em uma ampla gama de áreas de conhecimento, incluindo artes, arquitetura, administração, design, educação, engenharia, ciências da saúde, medicina, direito e hospitalidade. A Laureate acredita que a sociedade se beneficia quando seus alunos, professores e colaboradores usam suas habilidades coletivas e experiências para criar mudanças positivas e duradouras. Este compromisso é expresso pela filosofia “Here for Good” – “Aqui para o Bem e Aqui para Sempre”.

EMPRESA B CORP

bcorp
O Centro Universitário IBMR conquistou a recertificação B Corp TM após completar uma avaliação rigorosa do B Lab®, organização independente sem fins lucrativos, que funciona como um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força para o bem . O IBMR é membro da rede Laureate International Universities e a Laureate Education, Inc. é uma Empresa B Certificada® – a maior do mundo com o status B Corp ™.


Missão

Atuar com práticas inovadoras e de excelência no ensino, na extensão e nos processos de gestão de maneira a difundir o conhecimento, socializar boas práticas e formar profissionais que promovam o desenvolvimento da sociedade.

Valores

  • » Responsabilidade corporativa, compromisso social, transparência e ética.
  • » Convívio universitário saudável, fraterno e coletivo.
  • » Participação ativa do indivíduo no seu desenvolvimento e crescimento.
  • » Respeito à diversidade, com estímulo ao pensamento crítico e ao relacionamento multicultural.
  • » Aprendizado técnico e profissional, porém sem perder a visão humanista.
  • » Trabalho participativo e em equipe.

Visão

Ser uma Instituição de Educação reconhecida pela sua excelência acadêmica e pelos processos de gestão, com uma atuação que contribua para o desenvolvimento da sua comunidade acadêmica e da sociedade.


Relação de dirigentes da instituição

Avaliação Institucional

A Avaliação Institucional é instituída pela Lei Federal 10.861 de 14 de abril de 2004, conhecida como SINAES – Sistema Nacional de Educação Superior, que gerencia o processo de avaliação Institucional constituído numa IES - Instituição de Ensino Superior. Com o objetivo de aprimorar a qualidade de ensino, a expansão de cursos, compromisso com a responsabilidade social entre outros. É importante salientar que está dividida em duas modalidades: autoavaliação e a avaliação externa.

A autoavaliação é coordenada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA de cada IES, que tem o objetivo fundamental de planejar, elaborar, distribuir e analisar o processo avaliativo, que são baseados pelo instrumento fornecido pela CONAES – Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior, que fazem o “Raio X” da IES. Cabe ressaltar que o Centro Universitário IBMR implementou a CPA anos antes da obrigatoriedade, em 2001, assegurando assim, uma responsabilidade maior com a qualidade da instituição.

A Avaliação Externa é composta de comissões enviadas a IES pelo Ministério da Educação – INEP, que verifica e analisa os padrões de qualidade de ensino, utilizando como base os relatórios realizados pela CPA, instrumentos avaliativos externos, análise de documentos e a visita in loco a IES.


COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?

A primeira etapa do processo de avaliação consiste em definir os objetos de estudo, as estratégias, a metodologia, os recursos e o tempo que cada pesquisa ficará disponível. Isto torna o processo sistematizado e contínuo.

Na segunda etapa, as atividades planejadas previamente são colocadas em prática e a pesquisa é iniciada.

Na terceira etapa, os resultados são analisados e o relatório final é elaborado e divulgado para toda comunidade acadêmica e remetido ao Ministério da Educação.


O CAMINHO PERCORRIDO PELA SUA AVALIAÇÃO:

1) No Portal do Aluno há duas avaliações que ficam disponíveis durante os períodos letivos: o questionário para avaliação de docentes e disciplinas e a pesquisa de satisfação do Centro Universitário IBMR.

2) Os alunos respondem de forma voluntária e preservando o anonimato, deste modo, indicando os aspectos positivos e também explicitam o que precisa melhorar.

3) Os resultados são analisados pela CPA.

4) Estes são direcionados para os setores responsáveis, coordenação dos cursos, área de operações, áreas administrativas e reitoria do Centro Universitário IBMR.

5) O relatório é confeccionado e divulgado para toda IES, e enviado para o Ministério da Educação.

6) As tomadas de decisão são colocadas em prática objetivando cada vez mais a excelência acadêmica do Centro Universitário IBMR.


VOCÊ SABE DAS AÇÕES DECORRENTES DAS AVALIAÇÕES?


- Implementação do aplicativo do Portal do Aluno para celulares e tablets;

- Abertura de novos cursos de pós-graduação;

- Expansão das atividades do Global Office alinhando a empregabilidade com a internacionalidade;

- Divulgação dos resultados da CPA em um site próprio com a linguagem mais apropriada para os estudantes;

- Biblioteca com mais espaço;

- Nova direção das cantinas dos campi do Centro Universitário IBMR;

- Inauguração da Clínica Escola na Zona Sul;

- Agendamento online para os atendimentos em diversos setores.



VOCÊ SABE QUEM PARTICIPA DA CPA?

Comissão Própria de Avaliação - CPA consiste de membros ativos da comunidade acadêmica. Estes são constituídos por Docentes, Discentes, Corpo Técnico-administrativo e a Sociedade Civil. De acordo com a Lei 10.861/2004, art. 11º, sua atuação é autônoma das demais comissões instituídas na IES.


CONFIRA AQUI OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO:

Resultado da avaliação dos docentes

Resultados da avaliação infraestrutura

Resultados da avaliação - Pontos de melhoria

Resultados da avaliação - Satisfação Geral


MEMBROS DA CPA:

Carlos Sandro Coelho Carpenter – Representante do Corpo Docente

Fabio Pereira Mesquita dos Santos – Representante do Corpo Docente

Regina Pereira Ramos – Representante do Corpo Docente

Jose Mauricio Baptista Dos Santos – Representante do Corpo Discente

Millena Xavier Guimarães – Representante do Corpo Discente

Pedro Ulysses Pinto do Nascimento - Representante do Corpo Discente

Gustavo Cunha Moraes – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Kevin Assumpção Maronhas De Souza – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Patricia Madeira da Silva – Representante do Corpo Técnico Administrativo

Isabella Santos de Almeida – Representante da Sociedade Civil

Luciana Vieira da Silva – Representante da Sociedade Civil

Jorge Luiz Santos Ferreira - Representante da Sociedade Civil

Roberta Borrelli De Araujo Marinho De Carvalho – Coordenadora da CPA


ENDEREÇO DA CPA: Av. das Américas, 2.603 – Rio de Janeiro


PROCESSOS AVALIATIVOS E CONCEITOS OBTIDOS PELO IBMR NAS AVALIAÇÕES EXTERNAS INSTITUCIONAIS E DE CURSO:

CONFIRA AQUI

20% de desconto

Educação Corporativa

A Educação Corporativa do Centro Universitário IBMR oferece soluções em programas de Graduação, Pós Graduação, apropriadas para cada momento empresarial, com o objetivo de suportar o desenvolvimento das organizações.

Dentro deste conceito, coloca à disposição de sua empresa três tipos de soluções: Cursos In Company e Convênios Corporativos.

Os anos de experiência ao lado de clientes corporativos propiciaram ao Centro Universitário IBMR uma rede de relacionamentos diversificada. Esta conexão permite o acompanhamento das tendências do mercado e das necessidades dos profissionais, além de facilitar a formatação e o aperfeiçoamento de um trabalho focado em suprir carências do universo corporativo brasileiro.

Vantagens do IBMR como parceira Educacional para sua Empresa:

  • Empresa sólida, com mais de 42 anos de experiência no mercado educacional
  • Faz parte da Rede Laureate, presente em mais de 25 países com mais de um milhão de alunos.
  • 3 campus localizados em pontos estratégicos da cidade do Rio de Janeiro.
  • Possibilidade de complementação de estudos no exterior
  • Flexibilidade em soluções educacionais
  • Excelente relação custo/benefício
  • Professores alinhados com a realidade do mercado

CLIQUE AQUI e confira a lista completa das empresas e condomínios conveniados.

Rede Laureate International Universities no Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições, com mais de 50 campi em oito estados brasileiros, e polos em diversos locais do país na modalidade de educação a distância. Fazem parte do grupo mundial: Business School São Paulo (BSP); CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Centro Universitário FADERGS; Centro Universitário UniFG; Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi (UAM); Universidade Potiguar (UnP); Universidade Salvador (UNIFACS); e EAD Laureate.

Rede Laureate International Universities

A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de estudantes matriculados em 60 instituições presenciais e online, localizadas em cerca de 20 países, com programas de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A organização é a maior Empresa B Certificada® do mundo na área de educação e tem a missão Here for Good, de estar aqui para o bem e para sempre, pois acredita que quando os alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Saiba mais em: www.laureate.net

Responsabilidade Social - Onda Verde


O que é Onda Verde?

Onda Verde é um Comitê de Responsabilidade Social formado por alunos do Centro Universitário IBMR de diversos cursos. Funcionando como um braço de Responsabilidade Social, os alunos realizam atividades sócio-responsáveis ao longo do ano com o apoio da área de responsabilidade Social do IBMR.


Como surgiu o Onda Verde?

No início do semestre 2015.2, os integrantes da Tribo (Clube de Criação), Atlética (Comunicação), Buraco da Fechadura (Produtora Audiovisual) e Talent (Consultoria Jr.) se juntaram, de forma rápida e espontânea, para participar do Trote do Amor, uma competição solidária entre as maiores faculdades do Rio de Janeiro.

O engajamento, a mobilização e o resultado foi tão positivo que a área Acadêmica abraçou a inciativa e criou o Comitê de Responsabilidade Social do IBMR, a Onda Verde.

O primeiro projeto oficial, como Onda Verde, foi o “Barriga Cheia e Cabeça Esperta”, onde foram arrecadados alimentos não-perecíveis e material escolar infantil, para o Lar Pedro Richard. O evento fez parte do Global Days, mês onde toda a rede Laureate, no mesmo período, faz trabalhos voltados para o bem da sociedade.

Quais os objetivos do Onda Verde?

O objetivo do Onda Verde é proporcionar aos alunos uma experiência que desenvolva: prática em ações de engajamento sócio responsável; trabalho em equipe; desenvolvimento da cidadania e impacto positivo na comunidade local.

Impactos do Onda Verde?

Desde a criação em 2015 até o ano de 2017 os impactos foram:

- 8.000 Pessoas alcançadas

- 1.665 pessoas voluntárias

- 3.243 Itens doados

- Mais de 40 eventos beneficentes

- 34 Ações realizadas


Certificação B Corporation

As empresas classificadas como B, redefinem o sentido do sucesso nos negócios, utilizam a força do mercado para resolver os problemas sociais e ambientais e operam com altos níveis de desempenho e transparência.

O IBMR se tornou uma Empresa B Certificada® em dezembro de 2015. Atualmente, há mais de 2.300 empresas certificadas B Corp™ em todo o mundo, incluindo Ben & Jerry's, Warby Parker, Patagonia e Natura. Em outubro de 2015, a Laureate também se tornou uma Corporação de Benefício Público (PBC, sigla em inglês), nos EUA, uma classe relativamente nova de organizações que são obrigadas por lei a criar um benefício público geral por meio de um impacto material e positivo na sociedade.

Em 2018, o Centro Universitário IBMR foi recertificado como uma Empresa B Certificada® (B CorpTM) pelo B Lab®, organização global sem fins lucrativos, como parte da recertificação B CorpTM da Laureate Education, Inc. Após uma avaliação rigorosa, o IBMR alcançou uma pontuação final de 108,9 (9 pontos acima do total obtido em 2015).

Para mais informações, acesse o site https://www.laureate.net/AboutLaureate/B-Corp

Acesse o relatório B Corp: https://bcorporation.net/directory/laureate-educat


Agenda Responsabilidade Social

Global Days of Service

Criado em 2006, Global Days of Service (“Dias Globais de Serviço”) começou como uma iniciativa aplicada em apenas um dia na Walden University para atender necessidades da comunidade local. Em 2012, o serviço à comunidade foi estendido a todas as instituições da rede Laureate International Universities e em 2013 foi estendido ao período de uma semana.

Em 2016 o “Global Days of Service” passou a ocorrer durante todo o mês de outubro em diversos campi e escritórios da rede. Durante todo o mês de outubro o Centro Universitário IBMR realiza diversas atividades voltadas a atender à comunidade local sendo estas eventos, palestras, workshops, minicursos e ações solidárias.

Trote Solidário

O IBMR tem a iniciativa do Trote Solidário uma forma de criar uma cultura mais positiva na recepção dos calouros e resignificar o rito de passagem do trote. No período de início das aulas do semestre diversas são realizadas diversas atividades como ação culturais, doação de sangue e eventos acadêmicos.

Campanha de Doações

A Campanha de Doações do IBMR permite, além de beneficiar a comunidade, promover a formação ética e profissional dos estudantes.

Com pontos de arrecadação localizados nas entradas de todos os Campi, todas as doações são destinadas à comunidade local. A entrega sempre é feita por um representante da Responsabilidade Social e por um grupo de estudantes voluntariados designados para esse fim.

Semana da Responsabilidade Social

O Centro Universitário participa da Semana de Responsabilidade Social, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior (ABMES) constroem uma agenda positiva de eventos, cursos, oficinas, palestras, ações sociais voltadas para dentro e fora dos seus campi. O objetivo é reafirmar o compromisso com a responsabilidade socioambiental e promover maior interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade. O sucesso desta ação permite a obtenção do Selo de Instituição Socialmente Responsável fornecido pela ABMES.


Ação 15X15

Nesta proposta ações culturais são promovidas por estudantes do IBMR. Os alunos contam com 15 minutos a cada 15 dias durante os meses de Abril, Maio, Setembro e Outubro, nos intervalos para apresentar seus talentos culturais, que podem variar entre: exposição de fotografia, artes, apresentação de canto, coral, música, apresentação de dança, teatro, poesia, projeção de filmes, curtas, clipes etc.



A Laureate International Universities é a maior rede global de instituições de ensino superior, com mais de um milhão de estudantes matriculados em 70 instituições presenciais e online, em 25 países. A Laureate oferece programas de graduação e pós-graduação (lato e strict sensu) de qualidade e focados na empregabilidade dos seus estudantes, em uma ampla gama de áreas de conhecimento. A Laureate acredita que quando seus alunos obtêm sucesso, países prosperam e a sociedade se beneficia. Essa crença é expressa na sua filosofia de Estar Aqui para o Bem e Para Sempre (Here For Good).

Compartilhamos a missão de tornar a educação superior de qualidade, acessível e disponível para que mais alunos possam realizar os seus sonhos. A educação profissional orientada, com uma perspectiva internacional, ajuda a preparar os alunos da Laureate a alcançar e obter sucesso no mercado global. Os estudantes, professores e colaboradores da Rede de Universidades Laureate, estão fazendo a diferença positiva nas comunidades ao redor do mundo.

Abrace o desconhecido, faça a diferença. Trabalhe conosco.


Apresentação

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do IBMR foi instituído com base na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, visando garantir a observância das diretrizes e normas regulamentadoras das pesquisas envolvendo seres humanos. Dessa forma, compete ao CEP/IBMR a divulgação dessas diretrizes e normas aos docentes, discentes, funcionários e sujeitos das pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade, bem como a aprovação e o acompanhamento dos projetos de pesquisa com seres humanos.

Calendário de reuniões:

CLIQUE AQUI para ver o calendário.

Horário de atendimento:

Secretaria: Segunda a sexta-feira - de 13h às 17h (necessário agendamento prévio).
Coordenador: Atendimento mediante agendamento.

Documentos necessários:

Entrega de Projetos - Via Plataforma Brasil
1. Folha de rosto (Plataforma Brasil)
2. Carta de anuência;
3. Termo de consentimento livre e esclarecido: documento obrigatório nos projetos nos quais serão realizados estudos epidemiológicos e estatísticos com entrevistas, grupos focais etc. Caso dos sujeitos da pesquisa serem menores de idade, a legislação determina que haja a aprovação dos pais ou responsáveis. O Termo de Consentimento deve informar os riscos com avaliação de gravidade, medidas de proteção de riscos e à confidencialidade e previsão de ressarcimento de gastos;



Contato:

Rua Corrêa Dutra, nº 133 – Catete – Rio de Janeiro - RJ
Cep: 22210-050
Telefone: (21) 2557-0001

E-mail: cep@ibmr.br

NAP - Núcleo de Apoio Psicopedagógico

O Centro Universitário IBMR está constantemente atento ao desenvolvimento acadêmico e psicossocial de seus alunos. Por isso, conta com o NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico, responsável por apoiar e acolher alunos com deficiências e/ou necessidades educacionais diversas no processo de aprendizagem.

A partir do acolhimento dos estudantes, o NAP fornece as orientações necessárias para o desenvolvimento e o progresso acadêmico dos alunos, assim como todo suporte necessário aos professores.

As responsabilidades do NAP são:

- Prover acolhimento e orientação individualizados a estudantes, com a proposta de apoiar e aprimorar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento pessoal;

- Orientar coordenadores de curso e docentes no que compete a ações didáticas e conduta com os estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais;

- Apoiar e acompanhar os estudantes com deficiência e necessidades educacionais especiais em processos que requeiram intermediação por profissionais especializados;

- Planejar e executar ações que contribuam para a convivência saudável da comunidade acadêmica no que compete à diversidade biopsicossocial e cultural;

- Registrar os atendimentos e os encaminhamentos realizados, bem como apoiar a consolidação dos indicadores da área.

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico do Centro Universitário IBMR está localizado no Campus Barra. Se preferir, você também pode entrar em contato pelo e-mail nap@ibmr.br


ENADE 2018

O nome IBMR está no seu currículo: dê o seu melhor e valorize seu diploma.

O IBMR participará de mais um ENADE, no dia 25 de novembro.

O exame é realizado por alunos concluintes dos cursos definidos pelo Ministério da Educação. Veja se o seu nome consta da lista.O MEC determina que a participação desses estudantes é obrigatória - sem a realização do exame, o aluno não pode fazer colação de grau e nem receber seu diploma.

Se você está nesse grupo, participe do nosso Game Acadêmico - além de te preparar para fazer a prova, as ações se revertem em recompensas para a sua trajetória profissional, que vão desde sessão de coach online para te ajudar a planejar a carreira até bolsa de 100% em um dos nossos cursos de pós-graduação.

Clique aqui e consulte o regulamento do game acadêmico.

Não quer ler o arquivo em PDF?

Como funciona a pontuação e os benefícios do jogo?

GUARDE ESTAS DATAS!

17 de setembro a 29 de setembro Prazo para preencher o Questionário do Estudante (questões sobre a sua faculdade).

Sem realizar essa terefa, você não tem acesso ao local onde realizará o ENADE e ficará em situação irregular junto ao MEC.

9 de novembro Divulgação pelo MEC do local de realização do exame de cada aluno no Sistema ENADE.
25 de novembro Realização do ENADE
A partir de 30 de agosto de 2019 Divulgação dos resultados pelo MEC.


O que é o ENADE?

O Exame Nacional Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma prova criada pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil, a partir do conhecimento e das competências de seus alunos.

O MEC publica uma lista de cursos que serão avaliados a cada ano e a avaliação é trienal. Se o seu curso foi escolhido para participar em 2018, por exemplo, ele só será avaliado de novo em 2021.

Quais são os cursos do IBMR que serão avaliados em 2018?

  • » Administração
  • » Ciências Contábeis
  • » Gastronomia (Tecnólogo)
  • » Jornalismo
  • » Marketing (Tecnólogo)
  • » Psicologia
  • » Publicidade e Propaganda
  • » Relações Internacionais

Quais alunos vão participar do ENADE?

Os alunos dos cursos listados acima que têm expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 deverão fazer o exame. Aqueles que atingirem 80% (no caso de bacharelado) ou 75% (no caso de tecnólogo) nesse período também devem participar do ENADE, conforme determina o MEC.

O que o aluno ganha fazendo o ENADE?

Se o curso for bem avaliado, o diploma do aluno também terá mais peso no mercado de trabalho. O ENADE é um dos principais elementos para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do Brasil.

Como é a prova?

O ENADE é dividido em três partes: formação geral (25% da nota), conhecimentos específicos (75% da nota) e percepção sobre a prova.

Tire suas dúvidas e estude em um Centro Universitário com qualidade Internacional.

Faça contato com nossa equipe de atendimento

4020-6401

Chat online

Acompanhe o IBMR nas Redes Sociais