Encontro acadêmico que simula reuniões da ONU tem vagas abertas para estudantes de todo Brasil
 

Matéria

Encontro acadêmico que simula reuniões da ONU tem vagas abertas para estudantes de todo Brasil

14 / Novembro / 2023

IBMR MUN será realizado de 17 a 20 de novembro, na Barra da Tijuca

Já tem estudante universitário de faculdades de São Paulo, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul com mala pronta e discurso afinado para participar do 9º IBMR Model United Nations (IBMR MUN). No próximo fim de semana, eles vão se somar a outros estudantes do Rio para participar deste evento, que será realizado de 17 a 20 de novembro, na unidade da Barra do Centro Universitário IBMR (Av. das Américas, 2603). Ainda há vagas disponíveis.

O IBMR MUN disponibiliza um cenário para que os participantes se familiarizem com o que seria a prática diplomática. A conferência é anual e organizada pelos alunos do curso de Relações Internacionais do IBMR, que integra o ecossistema Ânima. O foco da conferência são os estudantes dos cursos de relações internacionais. Porém, o encontro é aberto a todos alunos de Ensino Médio ou de graduações, de qualquer escola ou faculdade, desde que tenham mais de 15 anos.

Para participar, os “munders”, como são chamados aqueles que ingressam no evento, precisam acessar o hotsite www.ibmrmun.com, efetuar a inscrição e fazer o pagamento da taxa de R$ 65, que dá direito à coffee break em todos os dias de evento. Para estudantes de baixa renda, há vagas socias, cujos critérios para participação estão informados neste mesmo link.

Neste ano, o IBMR MUN está retomando as edições após o período da pandemia. “Este é considerado um dos maiores MUNs do Rio. Em 2019, por exemplo, recebemos 20 estrangeiros e dezenas de participantes de estados como Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul”, recorda o coordenador do encontro, o professor Henrique Magalhães.

O 9º IBMR MUN será composto por quatro comitês: Conselho de Segurança das Nações Unidas; Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas; Conselho Europeu; e Gabinete de Guerra – tema mais que apropriado ao momento em que vivemos. “Damos uma menção honrosa para aqueles alunos que se destacam nos estudos e nas negociações, acrescentando mais reflexões e argumentos aos debates”, explica o professor.

Egresso do IBMR, Magalhães, ainda como estudante, foi secretário geral de uma das edições do MUN. Na ocasião, lembra, ele foi convidado para participar do Rome International Model United Nations (RIMUM), com tudo custeado pela organização italiana. “Foi uma experiência única”, lembra.

O que é MUN?

O MUN é realizado em centenas instituições de ensino do planeta e é incentivado pela própria ONU, como pode se ver no site sobre a conferência www.un.org/en/mun. “Para reconhecer o valor destas simulações que envolvem jovens em todo mundo, a assembleia geral aprovou a Resolução 77/336, sobre o Modelo das Nações Unidas”, observa um dos textos do site.

Serviço

IBMR Model United Nations (IBMR MUN)

Data: 17 (sexta) a 20 (segunda) de novembro de 2023

Horário: 8h às 18h

Local: IBMR (Av. das Américas, 2603, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro)

Inscrições: www.ibmrmun.com

Taxa: R$ 65