Esclerose Múltipla: você sabe o que é Fisioterapia Neurofuncional?
 

Matéria

Esclerose Múltipla: você sabe o que é Fisioterapia Neurofuncional?

29 / Agosto / 2023

Professora do curso de Fisioterapia do IBMR explica especialidade que pode facilitar movimentos. Centro Universitário oferece atendimento gratuito à comunidade

O Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM) é lembrado neste 30 de agosto. Mas, você sabe como a Fisioterapia, mais precisamente, a especialidade da Fisioterapia Neurofuncional pode melhorar a rotina de pacientes com EM?

A Fisioterapia Neurofuncional é a área da Fisioterapia que trabalha com atividades voltadas para pessoas com lesões no Sistema Nervoso (SN). A especialidade utiliza conceitos e técnicas que agem na modificação do curso da Esclerose Múltipla e isso pode atenuar complicações que o paciente possa apresentar.

“Ela atua sobre as estruturas e funções corporais; facilita a execução de atividades; encoraja a participação na sociedade, ao fornecer orientações aos familiares e cuidadores, bem como, interfere na Qualidade de Vida Específica”, enumera a professora Fernanda Baseggio, docente do curso de Fisioterapia do IBMR, que integra o Ecossistema Ânima.

O Fisioterapeuta Neurofuncional entra com treinamentos para facilitar a execução dos movimentos afim de que, por exemplo, o paciente consiga levantar os braços, como ao estender uma roupa no varal. Mas também, para outras atividades da rotina como amarrar um cadarço, levantar-se de uma cadeira, entre outros.

Fernanda explica que a EM afeta diferentes regiões do SN, o que provoca o aparecimento de diversos sintomas. “Por isso, torna-se necessária a assistência de profissionais diversificados com diferentes especialidades médicas (Neurologista, Oftalmologista e Urologista, por exemplo), Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Educação Física e Psicologia, entre outros”.

Atendimento gratuito

Atualmente, a Clínica Escola IBMR, no Campus Barra, oferece atendimento gratuito a pacientes que também apresentam disfunções neurológicas, como é o caso dos portadores de EM.

Além da Fisioterapia, a Clínica Escola IBMR ainda oferece atendimento nas áreas da psicologia, nutrição, estética entre outros. Os interessados podem fazer agendamento por telefone e aguardar serem chamados. Os atendimentos são realizados por alunos, mas com supervisão de profissionais.

A Fisioterapia Neurofuncional se baseia em conceitos internacionalmente adotados. Além da EM, o procedimento pode atender pessoas que sofreram outras sequelas neurológicas decorrentes de acidente vascular cerebral (AVC), doença de Parkinson, entre outros.

Serviço

Clínica Escola IBMR – Campus Barra

Av. das Américas, 2603.

Agendamentos: (21) 3544-1187

 

Clínica Escola IBMR Catete – Campus Barra

Rua Correa Dutra 132

Agendamentos: (21) 3544-6741

 

Sobre a Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (EM) não tem cura e os tratamentos buscam amenizar os sintomas da doença que é progressiva. Entre os sintomas iniciais estão as alterações no sistema digestivo e urinário, de equilíbrio, fraqueza e dor na musculatura e nas articulações, cansaço intenso e também, depressão.

Trata-se de uma doença crônica, neurológica e autoimune (quando o sistema imunológico reage de maneira exagerada para defender o organismo). No caso, estas células se direcionam mais especificamente para o sistema nervoso central, provocando lesões de várias ordens. Daí, a necessidade de estimular estas regiões do cérebro como tentativa de aumentar a qualidade de vida dos pacientes em atividades simples do dia a dia.

O data escolhida para ser o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla foi instituída em 2006, pela Lei nº 11.303. Este é o dia que nasceu uma das fundadoras da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), Ana Maria Almeida Amarante Levy.

Sobre o IBMR

 Com o propósito de transformar vidas promovendo o saber e a empregabilidade, o Centro Universitário IBMR está entre os três melhores centros universitários privados do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os campi estão localizados na Barra, Botafogo e Catete. São 52 anos de tradição em ensino superior oferecendo mais de 60 opções de cursos de graduação nas modalidades presencial, semipresencial e EAD, além de pós-graduação lato sensu e extensão.