Projeto do Ânima Lab Hub e IBMR forma jovens de comunidades na área de tecnologia
 

Matéria

Projeto do Ânima Lab Hub e IBMR forma jovens de comunidades na área de tecnologia

29 / Setembro / 2022

Solenidade aconteceu sábado, 17 de setembro, no IBMR Barra

Formação de jovens de comunidades nas áreas mais promissoras do futuro. Esse é o objetivo do Favela Tech IBMR, que certifica neste sábado, 17 de setembro, 24 jovens, entre 15 e 24 anos do Morro da Providência, Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. A solenidade acontecerá no Centro Universitário IBMR, Barra da Tijuca. As aulas foram ministradas pelos alunos do IBMR, orientados pelos professores do Centro Universitário. O curso faz uma introdução do assunto e permite uma aproximação dos jovens à área de TI, como possibilidade de formação profissional. O projeto é um esforço conjunto de Ânima Lab Hub, Centro Universitário IBMR, Gerando Falcões, do Favela 3D, e do Instituto Entre o Céu e a Favela.

Ao longo da experiência, os alunos foram instruídos quanto à inclusão digital, ao desenvolvimento do raciocínio lógico e computacional, à programação e ao desenvolvimento de jogos e aplicativos. Samara Leal, gestora do Ânima Lab Hub, conta sobre a metodologia de ensino. “Com ferramentas lúdicas, didáticas e de forma mais leve, os jovens puderam ter acesso a informações básicas de uma das áreas mais promissoras da atualidade”.  O curso, de acordo com Leal, faz uma conexão do mundo universitário e o mercado de trabalho, além de trabalhar soft skills, como comunicação, desenvolvimento pessoal, trabalho em equipe, resolução de problemas, entre outros aspectos. “A prática do ensino também foi um aprendizado para os alunos do curso de Tecnologia do IBMR, que puderam trabalhar o diálogo, a empatia e a oratória”, informa Samara.  

A gestora conta que a equipe já tem bons feedbacks dessa primeira experiência. Uma das alunas do curso, Bruna, já está empregada como jovem aprendiz na área de TI. Ao fim da jornada, os alunos que mais se destacaram serão reconhecidos pela equipe de ensino.