Segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura é realizado no Rio
 

Matéria

Segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura é realizado no Rio

7 / Dezembro / 2022

Com transmissão pelas plataformas digitais, além do formato presencial, o evento destaca a contribuição da cultura para a geração de renda

 

A cultura é um dos pilares para o desenvolvimento da sociedade. Com acesso garantido pela Constituição Federal de 88 a toda a população, o setor enfrentou grande crise financeira, principalmente durante a pandemia da Covid-19 no Brasil. Com o objetivo de discutir as perspectivas do setor em 2023, acontece nos dias 15 e 16 de dezembro, a segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura – Rio 2. O IBMR, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocina o evento que irá sugerir propostas aos novos governos estaduais e federal de forma a fortalecer o setor e levar desenvolvimento aos quatro cantos o país.

No evento, serão abordados temas como “A contribuição da cultura nos demais setores econômicos e sociais”, “Intercâmbio no investimento à cultura: oportunidades internacionais de diálogo com o Brasil” e “O papel das empresas no incentivo à cultura”, entre outros.

Para o Diretor do IBMR, Vinícius Machado, esses são temas de extrema relevância para o setor e para a população. “O investimento em cultura além de contribuir com a construção um país mais justo, auxilia na geração de renda e no desenvolvimento da economia em diversos setores”, afirma. O diretor ainda corrobora que apoiar um evento como esse, no Rio de Janeiro, é evidenciar a grande contribuição do estado para a cultura do país. “Ao se falar de samba, desfiles de carnaval, certamente, o Rio é o estado referência. Nossa cultura é muito rica e vai muito além da música. Temos construções históricas como o Museu de Arte Moderna e o Theatro Municipal; temos grandes personalidades nascidas aqui, como Millor Fernandes, Oswaldo Cruz e até a Princesa Isabel, responsável pela abolição da escravatura no Brasil. A cultura é essencial para o desenvolvimento socioeconômico da população e esse apoio é essencial para fomentar isso no país “, afirma.

Na segunda edição do Congresso, estarão presentes importantes lideranças governamentais ligadas à pasta da Cultura, Turismo, Educação, Ciência, Tecnologia e grandes corporações nacionais e internacionais, além de representantes de consulados e câmaras de comércio de diversos países. Também participarão produtores culturais, artistas, estudantes, empresas incentivadoras e representantes de secretarias de cultura, visando a criação de alianças e a integração do setor.

O evento será realizado em formato híbrido, com participações presenciais e transmissão ao vivo pelas plataformas digitais (YouTube e Facebook). As inscrições são gratuitas. Para assistir às palestras do Congresso Brasileiro da Cultura – Rio 2022, acesse https://www.congressobrasileirocultura.org/ .

 

Serviço:

2° Congresso Brasileiro de Cultura – Rio 2022

Data: 15 a 16 de dezembro

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (rua Murtinho Nobre, nº 169, bairro de Santa Teresa) – Rio de Janeiro (RJ). Telefone: Whatsapp – (11) 91126.1861

Inscrições gratuitas pelo site https://www.congressobrasileirocultura.org/