O curso de especialização em Fisiologia do Exercício e Treinamento de Força, visa atender uma demanda crescente de profissionais da área da saúde na cidade do Rio de Janeiro e vizinhas, em especial os egressos do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR). Tal fato se dá pela carência de cursos desta natureza nesta região da cidade do Rio de Janeiro e pela representatividade e importância do IBMR no que diz respeito a formação de profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho.

Além disso, a disputa do mercado de trabalho, os concursos públicos e o aumento das exigências da sociedade tornarão a especialização obrigatória, criando um mercado de grandes proporções.

O objetivo do Curso é capacitar profissionais de Educação Física e áreas afins para executar estratégias de prescrição, avaliação e aplicação do exercício de cunho preventivo, investigativo e interventivo, possibilitando a utilização do movimento associado a fisiologia do exercício, para a melhoria do desempenho físico e para a reabilitação de pacientes em todos os ciclos de vida.