A área da sustentabilidae vem ampliando progressivamente seu papel na sociedade contemporânea, destacando-se, principalmente, pela busca de atender às demandas de forma que as organizações se tornem mais eficientes, eficazes e ágeis agregando à necessidade das empresas brasileiras de dispor de profissionais preparados para competir com eficácia num ambiente empresarial diversificado, de rápidas mudanças e altos riscos.

A sociedade atual, caracterizada pelos avanços tecnológicos, economia de serviços, quantidade e acessibilidade das informações e rápida evolução do conhecimento, demanda de profissionais que possuam uma visão sistêmica e integrada, colocando a sustentabilidade como elemento determinante para a sua permanência e crescimento no mercado.

A especialização de profissionais que atuam na área da gestão sustentável passa, então, a ser necessária, uma vez que diante da competitividade do mercado, as competências profissionais nesta área, ajudam numa melhor percepção do conhecimento das tendências do mercado, assim como, ajudam a organização a se antecipar as mudanças, tornando-as cada vez mais competitivas.

Diante de tantos desafios, a Universidade tem um papel importante na formação profissional, seja na graduação ou pós-graduação. Os mercados atualmente caracterizam-se por um alto grau de competitividade originada pela tecnologia da informação o que proporciona fácil acesso ao conhecimento por parte dos clientes e das organizações.