O Curso de Especialização em Nutrição Clínica Funcional, primando pela formação integral e diferenciada do profissional nutricionista, propicia-lhe o desenvolvimento de competências gerais e específicas, que culminarão com uma atividade profissional pautada na integralidade da assistência ao indivíduo, de forma segura e científica.
O Curso promove estudos de natureza técnico-científica, oportunizando ao discente a compreensão:
1. Da composição química dos alimentos com características funcionais;
2. Dos aspectos fisiológicos e bioquímicos e a interação com o alimento;
3. Da aplicabilidade dos alimentos funcionais no planejamento alimentar para promoção, prevenção e recuperação da saúde.
Destaca-se, neste contexto, a atividade do profissional nutricionista, no auxílio da formação de hábitos alimentares saudáveis, fortemente influenciadas pela diversidade cultural, assim como atuar nas condições socioambientais, relacionadas com o processo saúde-doença e suas relações com os aspectos dietéticos e alimentares, reconhecendo que a disponibilidade, consumo, conservação e utilização biológica dos alimentos estão diretamente articulados à situação econômica, social, política, cultural e educacional do indivíduo.
Essa perspectiva de atuação é fortalecida pela estrutura curricular, que prioriza a integração teoria-prática, por meio de metodologias ativas e atividades práticas, além da interdisciplinaridade, que permitem ao estudante a construção das competências necessárias de forma efetiva.
Desta maneira, o curso prioriza a atuação do profissional em torno da nutrição e alimentação como práticas que interferem nas condições de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, utilizando a dietoterapia.