O curso Psicologia Organizacional e do Trabalho tem o propósito de oferecer aos seus alunos a oportunidade de estudar os fenômenos e processos organizacionais e do trabalho, na perspectiva dos indivíduos, dos grupos e das organizações. No contexto atual, torna-se de fundamental importância que o profissional desta área de atuação tenha maior conhecimento das práticas de intervenção no ambiente organizacional, priorizando enfoques conceituais, técnicos e metodologia que possibilitem a construção de novos conhecimentos para proporcionar saúde e bem-estar aos colaboradores.

Avaliar profissionais, analisando individualmente cada colaborador, identificando os talentos dentro da organização e aquelas pessoas que apresentam potencial cujas ações específicas podem elevar o nível de competências, de resultados, além de oportunidades de desenvolvimento na organização estão relacionados com a atuação do profissional desta área, cujo papel na organização está em cuidar dos indivíduos e dos processos para que estes possam promover bem estar e produtividade em constante equilíbrio.

Nesse mercado de trabalho, o profissional depara-se com o universo organizacional e os elementos que o compõem como: a equipe, o indivíduo e inúmeras variáveis que o levam a rever seu papel e seu enquadre às especificidades da intervenção. Assim, o fenômeno que nos propomos investigar no ambiente organizacional torna-se dinâmico, contextualiza-se em processos e manifesta-se nas relações.