O curso de pós-graduação em Psicomotricidade do IBMR, em nível de especialização, atende uma demanda crescente e contínua de profissionais da área da saúde e da educação em compreender a integração das questões psico-emocionais e suas relações com a dinâmica da motricidade humana.

Especialmente no que tange às perspectivas do desenvolvimento humano, de cuidados e transtornos, a Psicomotricidade vem se inscrever na demanda inter e multidisciplinar, envolvida por diferentes setores da saúde e da educação.

Hoje a Psicomotricidade vem completando um século de existência com ampla produção científica e com expansão crescente das suas áreas de atuação, o que levou a recente conquista da classe. Através da lei nº 13.794 do dia 03 de janeiro de 2019, a profissão de Psicomotricista foi Regulamentada no Brasil. Nela os profissionais da área da saúde e educação, que concluírem a Especialização em Psicomotricidade até os próximos 48 meses, após a promulgação dessa Lei, poderão intitular-se Psicomotricistas e exercer a atividade.

Particularmente, em relação ao Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação, ressalta-se a importância histórica e acadêmica do presente curso por ter sido o primeiro em todo o Brasil dentre dezenas de cursos oferecidos pelas mais diversas IES particulares e públicas. Ao completar trinta e seis anos de existência, afirma-se como uma referência na área em todo o território nacional, principalmente por sua reconhecida qualidade docente e programática.

O programa do curso visa uma intervenção global no desenvolvimento, desde a infância até a gerontologia. O conteúdo programático baseia-se na prevenção, educação, avaliação, diagnóstico e terapia psicomotora.

O curso propõe-se a estabelecer um diálogo constante com a produção contemporânea nacional e internacional, agora ainda mais fortalecida pela REGULAMENTAÇÃO!