Fundadora do Foodness, Renata Cruz realiza palestra sobre CMV
 

Matéria

Fundadora do Foodness, Renata Cruz realiza palestra sobre CMV

2 / Maio / 2023

A gestão de custo de mercadoria vendida (CMV) é um desafio crucial para empresas do setor de alimentação. Com a alta competição e a constante flutuação dos preços de matérias-primas, a eficiente gestão do CMV é um fator chave para o sucesso dos negócios. Para abordar o tema, a chef e especialista em gestão para negócios de alimentação, Renata Cruz, estará no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (4), para uma palestra sobre “Gestão de CMV – Entender custos com produtos e mapear formas de controle para melhorar os resultados do negócio em alimentação”. O evento acontece às 17h, no Centro Universitário IBMR, localizado no campus Barra. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através da plataforma Even3.  As vagas são limitadas.

Segundo a especialista, conhecer o CMV teórico e o real é importante, porque ele impacta no quanto é gasto na produção de um prato ou produto, bem como no consumo do estoque em relação ao faturamento da empresa.   “Ter um acompanhamento estratégico desde a montagem do cardápio até a gestão do CMV, durante a operação e nos fechamentos de mês é fundamental para quem está montando um negócio ou para quem já tem um negócio operando poder desenhar planos estratégicos para a redução desse indicador”, explica Rê Cruz.

Embaixadora da área de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação, ecossistema do qual o IBMR faz parte, Rosa Moraes explica o convite à chef Rê Cruz como palestrante do evento. “Por sua trajetória e experiência, convidamos a Rê Cruz para tratar desse tema tão relevante com nossos alunos e convidados. Sem dúvidas, será uma experiência bastante rica”, afirma.

Já o professor de gastronomia Giovani Gropello afirma que o tema é de grande relevância para o aluno. “Sabemos que esse é um tema que o aluno usará não apenas no ambiente acadêmico, mas em toda sua carreira. Ao entender e controlar os custos de forma eficiente, ele tomará decisões estratégicas que melhoram a rentabilidade e a competitividade de sua empresa”, afirma o docente.

O CMV inclui todos os gastos relacionados à produção e venda de um produto, incluindo matérias-primas, mão de obra, embalagens e outros custos indiretos. Mapear esses custos é fundamental para garantir que o preço de venda seja competitivo, mantendo ainda assim uma margem de lucro saudável.

 

Sobre a Rê Cruz

A chef Rê Cruz empreende desde os 16 anos de idade. Estudou Hotelaria, Gastronomia e, em 2008, desembarcou em Paris para estudar na Lenôtre, à convite do chef Phelippe Gobet, uma importante escola que lhe conferiu repertório cultural e gastronômico para abrir seu segundo negócio, o restaurante e buffet de confort food Amici.

Com o conhecimento adquirido ao longo de nove anos de Amici e, já com o negócio revisto e rebatizado de Re Cruz To Go, ela descobriu sua verdadeira vocação: compartilhar experiência, criar laços, construir histórias e comunicar ideias. Assim, em 2019, fundou o Foodness, plataforma multimídia de gestão de negócios da alimentação e novas mídias, que tem como propósito reunir, a partir de diferentes produtos e entregas, empreendedores, especialistas, alunos, formadores de opinião e interessados em abrir um negócio no setor.

 

SERVIÇO

O que: Palestra “Gestão de CMV | Entender custos com produtos e mapear formas de controle para melhorar os resultados do negócio em alimentação”

Quando: Quinta-feira, 4 de maio, às 17h

Onde: IBMR Campus Barra – Centro de Práticas de Gastronomia

Inscrições:  Even3