Mostra de Saúde no RJ prova que ciência pode ser linguagem para todos
 

Matéria

Mostra de Saúde no RJ prova que ciência pode ser linguagem para todos

14 / Dezembro / 2023

Evento gratuito é opção para a agenda da família no fim de semana

 

Ciência e lazer podem andar de mãos dadas. Prova disso é a 1ª Mostra Multiprofissional de Saúde IBMR, que será realizada no próximo sábado (16), no Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos), das 10h às 16h. Nela, alunos das graduações do Centro Universitário IBMR vão trazer painéis e conversar com o público sobre as pesquisas às quais se dedicam há meses e meses nas unidades da instituição. Tudo isso em um espaço que tradicionalmente é dedicado ao aprendizado de maneira lúdica e acessível a todos. A entrada é gratuita e aberta a toda população.

São 28 trabalhos científicos selecionados entre mais de 100 inscritos. Eles trazem pesquisas que vão beneficiar diretamente a população”, explica e convida para o evento, o professor do curso de Nutrição do IBMR, Hércules Rezende, que coordena a Mostra. As pesquisas a serem mostradas contemplam diferentes áreas da saúde: Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, entre outras – tudo a ver com a rotina de cada um de nós que buscamos qualidade de vida a todo tempo.

 

Falando a língua do outro

Porém, como promover este aprendizado para quem nem sempre está preparado para linguagem científica? Este distanciamento não foi ignorado pela coordenação. Tanto que os alunos já prepararam suas apresentações de maneira mais acessível a todos presentes – sejam eles cientistas ou leigos no assunto – sem que comprometa o conteúdo.

Os visitantes poderão conhecer a ciência, ouvir sobre o que é novidade, sobre as pesquisas, mas de uma maneira simplificada, seja para um adolescente ou até mesmo para uma criança que visite a Mostra com os pais ou responsáveis. “Esta é uma oportunidade que a academia tem de se aproximar do grande público. Precisamos ensinar a divulgar ciência”, defende Rezende.

Trazer a produção científica das faculdades para o grande público, por meio de atividades que conciliam a experiência acadêmica com atividades culturais, como exposições e mostras como essa, é crucial para democratização e disseminação do conhecimento. Isso facilita a compreensão de descobertas complexas feitas por pesquisadores, promove o interesse pela ciência e fortalece a conexão entre a academia e a sociedade, contribuindo para a educação e o avanço cultural”, comenta o diretor administrativo da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e coordenador de Relacionamento Empresarial do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, Fábio Sacramento.

O diretor recorda que, em quase 25 anos, o Museu da Vida Fiocruz sempre procurou disseminar o conteúdo científico de forma lúdica e educativa para o grande público através de suas exposições, livros, peças teatrais e atividades interativas.

Já o diretor do IBMR, Vinicius Vieira Costa, vê a Mostra como uma oportunidade para os alunos do Ensino Médio, que têm interesse pela área de saúde, de conhecer as oportunidades e impactos que a educação e a pesquisa científica trazem para a sociedade. “A Fiocruz é referência mundial em pesquisa na área da saúde. E mais do que apresentar o que fazemos, queremos abrir as portas para que todos compreendam que a nossa busca pelo saber tem um propósito claro: servir à comunidade”, resume o diretor.

 

SERVIÇO

1ª Mostra Multiprofissional de Saúde IBMR

Data: 16 de dezembro, sábado

Local: Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos)

Horário: 10h às 16h

Entrada gratuita